Quando se começa a fazer um site em WordPress, a primeira decisão que temos que tomar é qual o tema que vamos usar, e esta é uma das primeiras decisões que deixa a maior parte das pessoas perdida.
A oferta é tanta, e tão diversificada, que é muito fácil perdemo-nos no meio de tanta informação, eu entendo!
Há, no entanto, algumas regras base que devemos seguir e que nos vão ajudar nesta tarefa, de forma muito mais simples. Se este é um assunto que te interessa, fica comigo.
Em primeiro lugar, vamos tentar perceber o que é um tema WordPress.
O que é um tema WordPress
Como já expliquei aqui, WordPress é o software no qual o teu site está construído. Só o software por si não vai fazer com que o teu site tenha qualquer tipo de formatação associada. Isto é, tudo o que tem a ver com aquilo que aparece no browser:
- Cores
- Imagens
- Tipografia
- Posicionamento de todos os elementos de cada página
- entre outras configurações!
Todos estes elementos são definidos por um tema, que irá dar uma série de instruções ao WordPress para que a página apareça no browser essas regras aplicadas.
Que tipo de tema WordPress
Esta decisão por vezes cria algum atrito inicial, pois a tendência é para pensar demais, e não chegar a conclusão nenhuma. Por isso costumo dividir esta escolha por tópicos.
Que tipo de informação preciso de ter no site
Primeiro vamos ter que decidir que páginas vamos ter que escrever. Neste artigo dou-te algumas luzes sobre como decidir que páginas vais precisar no teu site.
Neste momento não precisas de ter as páginas ainda escritas, mas precisas de saber quais vais precisar.
Aconselho-te também decidires desde já se vais querer ter um blog ou não, pois essa informação vai ser importante quando chegar à altura de decidires entre um tema ou outro.
Que funcionalidades vou necessitar
Tudo o que não for conteúdos escritos básicos, com alguns links e algum conteúdo multimédia (imagens, vídeos, etc), são funcionalidades extra que vais ter que adicionao ao WordPress. Alguns tipos de funcionalidades habituais:
- Formulários de contacto;
- Loja online
- Ligações redes sociais (para ir buscar testemunhos por exemplo)
Teres esta informação definida logo de raíz, vai-te permitir escolher um tema que esteja à partida já preparado para essas funcionalidades.
Ligações a Sistemas Externos
Algo tão simples como ligar o teu site a um sistema de pagamentos, ou a sistemas de email (mailchimp, convertkit, mailerlite, etc.), ou até ligações a redes sociais para ir buscar testemunhos são importantes de perceber logo de início se vamos precisar ou não.
Quando um tema está preparado de raiz para aquilo que precisamos, tudo se torna mais fácil.
Numa era em que é fácil encontrar quase tudo de forma gratuita online, a decisão de usar um tema gratuito ou premium pode não parecer óbvia, mas existem algumas razões para se pagar por um tema.
- Otimização para Web e Mobile;
- Otimização SEO (motores de pesquisa);
- Updates regulares para colmatar falhas de segurança ou bugs;
- Existência de um suporte premium;
- Documentação mais detalhada;
- Possibilidade de ter configurações pré-configuradas.
Onde encontrar temas gratuitos
O primeiro local onde podemos procurar é no repositório de temas do WordPress. Aí temos uma série de temas gratuitos, que podemos usar no nosso site.
Existem vários marketplaces online onde ir buscar os nossos temas premium, deixo aqui apenas algumas sugestões.
Como escolher o tema WordPress
E agora é que a confusão se instala… Há milhares de temas disponíveis!!! Passamos horas a navegar pela lista interminável de temas, e ficamos na mesma.
Algumas dicas para te ajudar:
- Verifica se o tema é compatível com a última versão do WordPress. Usar temas que não são compatíveis com a última versão pode causar problemas imprevistos;
- Verifica há quanto tempo foi a última actualização do tema. Se não tiver uma actualização e melhoria constantes, pode indiciar que quem o desenvolveu já não dá assistência;
- Analisa o número de downloads, e de reviews. Quanto maior for o feedback positivo, maior confiança poderemos ter no tema em questão. Uma maior comunidade também aumenta as hipóteses de encontrar soluções para problemas que possas vir a ter;
- Vê se tem as funcionalidades que necessitas. O tema é responsivo? É “amigo” do SEO? Que outras funcionalidades que consideras importantes para o teu site? Se alguma falhar, irás ter que analisar se é algo com o qual não consegues viver, ou se precisas de ir à procura de outro tema;
- Analisa compatibilidades com sistemas externos que possas precisar. Loja, pagamentos, cursos, email, enfim, tudo aquilo que quiseres ligar ao teu site, é preciso perceber se o teu tema é compatível com tudo isso!
Conclusão
Escolher um tema WordPress pode parecer uma tarefa enorme, mas seguindo os passos que descrevi torna-se muito mais simples de lá chegar. Podemos sempre mudar de tema algures no tempo, mas a verdade é que podem haver layouts que não estão disponíveis noutros temas, e essa alteração pode originar bastantes erros. Não é, pois, exequível estar sempre a mudar de tema! Claro que podemos de vez em quando mudar o tema do nosso site, quando o nosso branding ou o nosso negócio for mudando ao longo do tempo, mas não será definitivamente algo a fazer com frequência.
Se este é um tipo de assunto que gostas de acompanhar, e se tiveres outras dúvidas que gostavas de ver respondidas, envia-me uma mensagem com essas sugestões! Quero criar conteúdo que seja relevante para ti!
Ana Sofia, Alquimista Tecnológica
Um website de sucesso não se consegue com planeamentos “em cima do joelho”. São muitas peças que têm que ser montadas, em que a parte visual é apenas uma (e não é a mais importante).
Nesta checklist mostro-te quais os elementos em que tens que pensar, ainda antes de pensar na tecnologia e no design to teu site, e que vão definir o sucesso do teu site, e do teu negócio!
Recebe esta checklist website sem stress, updates, ofertas e informações relevantes. Respeitamos a tua privacidade.
Pingback: Onde encontrar imagens para o website ⋆ Tech With a Pointy Hat