Quando decidimos começar a comunicar acerca daquilo que fazemos, sentimo-nos entusiasmadas… Acreditamos profundamente que o nosso produto ou serviço é de qualidade e que pode ajudar muitas pessoas.
No entanto, rapidamente sentimos que estamos aos gritos no meio de uma multidão e que ninguém nos ouve! No meio de tantos sites, de tanta informação disponível online, é muito fácil sentirmo-nos assim.
Escrevemos artigos, criamos sites espantosos, e… só se ouve o silêncio. É desesperante, eu sei!
E depois aparecem aqueles sites, de pessoas quase iguais a nós, e que conseguem chegar a tanta gente! Sabes que é possível, só não sabes como elas fazem.
E é tão importante chegar exatamente às pessoas que queremos chegar, àquelas que realmente vão usufruir daquilo que temos para lhes oferecer, e com as quais sabemos que vamos poder fazer a diferença!
Continuar o que temos feito, só vai continuar a fazer-nos ficar frustradas, sem vendas, e a pensar que estamos a desperdiçar tempo de vida.
Então, qual é a solução? Definir o nosso público alvo, claro!
O que é o público alvo?
Público alvo é um nome que em marketing se dá a um grupo de pessoas que poderão beneficiar directamente dos teus produtos ou serviços. É um conceito um pouco abstrato, mas pensa assim: se és uma terapeuta de saúde feminina e quiseres comunicar a tua mensagem, não vais querer perder tempo a direcionar a tua comunicação para homens, certo? Ainda confusa? Fica comigo…
Como definir o público alvo?
Uma forma simples de definir o nosso público alvo é responder a uma série de questões que vão criando essa figura que queremos alcançar.
Características demográficas
O primeiro conjunto de questões tem a ver com a caracterização demográfica do público alvo. Aqui podemos definir:
- Género
- Faixa Etária
- Classe Social
- Composição Agregado Familiar
- Local onde vive
- etc.
Todas as questões demográficas que possam fazer sentido para o teu trabalho deves responder nesta fase.
Voltando ao exemplo acima: se és uma terapeuta de saúde feminina, as características demográficas do teu público alvo serão mulheres. Dependendo da tua especialidade, poderás segmentar ainda mais este público alvo, por exemplo, se estiveres direccionada para saúde menstrual, o teu público alvo serão mulheres dos 15 aos 50 anos, se quiseres especializar-te em saúde pré e pós menopausa, o teu público alvo serão mulheres dos 45 anos em diante. Se o teu produto for um produto premium, provavelmente as mulheres com quem estás a tentar comunicar serão de classe média-alta. Entendes a ideia?
Tens, nesta fase, de fazer uma análise aos teus produtos e serviços, e também ao tipo de pessoas com quem tu queres trabalhar! O meu produto pode servir para qualquer pessoa, mas eu só quero trabalhar com jovens dos 20 aos 30 anos que vivem em Lisboa, por exemplo! E assim construir respostas a todas as questões demográficas que possam ser relevantes para ti.
Conhecer o público alvo
O segundo passo é conheceres realmente o teu público alvo. De nada serve criares uma lista exaustiva das características das pessoas com quem queres trabalhar, se depois não as conheces verdadeiramente, certo? Só conhecendo verdadeiramente serás capaz de chegar a elas, fazê-las entender de que forma poderão beneficiar do teu trabalho.
Aqui vamos ter de perceber:
- O que sentem
- O que precisam
- O que gostariam de ter
- Que problemas precisam de ver resolvidos
- Que medos têm
- Que sonhos têm
- Que sites ou páginas segue?
Acrescenta todas as perguntas que fizerem sentido para ti e para o teu negócio. Quantas mais perguntas fizeres maior é a probabilidade de chegares a um público alvo bem definido e o mais perto possível de quem são os teus clientes ideiais. Quanto mais perto tiveres dele, maior é a probabilidade de conseguires depois chegar a ele através da tua comunicação!
Pesquisa, pesquisa, pesquisa
A melhor forma de chegares a um público alvo verdadeiramente alinhado com quem tu queres trabalhar, e com quem realmente precisa do teu trabalho, é pesquisar! Se queres falar realmente com as pessoas, tens de as conhecer a fundo.
Existem muitas formas de fazer esta pesquisa, deixo-te aqui algumas:
- Pesquisa grupos no facebook onde sabes que o teu cliente ideal possa estar, e observa o que por lá se fala. Regista que problemas são apresentados, que medos, que questões são levantadas;
- Faz um questionário e envia para o maior número de pessoas que faça parte do teu público alvo. Se sentires, oferece algo em troca, como forma de agradecimento pelo contributo à tua pesquisa de mercado;
- Entrevista pessoas que já tenham usufruído do teu trabalho. Tenta perceber quais as motivações que levaram à compra, e de que forma as suas vidas mudaram após o trabalho terminado.
Definir um avatar ou persona
Por fim, vamos pegar no trabalho feito atrás e criar um avatar, ou uma persona. Aqui vamos criar uma personagem fictícia, mas que encaixa perfeitamente em todos os pontos que definiste atrás.
- Dá um nome à tua persona, e associa-lhe uma fotografia
- Imagina como é a vida dessa pessoa no dia-a-dia.
- A que horas se levanta?
- Quais são as suas rotinas pessoais?
- Que tipo de alimentação gosta de ter?
- Tem filhos? Se sim, quais as suas idades?
- Qual a sua rotina familiar?
- Qual a sua profissão?
- Gosta do que faz?
Entendes a ideia? No final deste exercício deverás ter um texto bastante detalhado sobre esta pessoa. Não tentes criar uma cópia de alguém que conheces, tenta pensar na pessoa que é REALMENTE a pessoa ideal que vai tirar maior proveito do teu trabalho.
Como usar o público alvo?
Depois de teres definido o teu público alvo e a tua persona, esta informação vai-te acompanhar em todos os momentos da tua comunicação online. Quando fores escrever um artigo, ou gravar um vídeo, é para o teu avatar que vais estar a falar. Quando decidires avançar com uma estratégia de anúncios no facebook, são os dados que definiste para o teu público alvo que vais utilizar. E assim por diante.
Conclusão
Escolher um público alvo é talvez uma das decisões mais importantes que podes fazer para o teu negócio, e vai ajudar tremendamente quando chegar à altura de quereres criar o teu site. Pois o teu site vai ser a porta de entrada para o teu público alvo, e por isso tem de estar 100% alinhado com aquilo que ele procura!
Um website de sucesso não se consegue com planeamentos “em cima do joelho”. São muitas peças que têm que ser montadas, em que a parte visual é apenas uma (e não é a mais importante).
Nesta checklist mostro-te quais os elementos em que tens que pensar, ainda antes de pensar na tecnologia e no design to teu site, e que vão definir o sucesso do teu site, e do teu negócio!
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