Uma configuração de dispositivo para criar um site com um relógio.
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O que preciso para fazer um site: 11 passos para planear um site

Um site de sucesso não se consegue com planeamentos “em cima do joelho”. São muitas peças que têm que ser montadas, em que a parte visual é apenas uma (e não é a mais importante)!

Vejo muitas vezes pessoas a focarem-se demasiado no design, nas cores, nos tipos de letra, e a descurar tudo o resto, ou nem sequer a pensar muito no assunto. Por isso defendo que antes de começar a construir a parte tecnológica, e mesmo o design do site, há toda uma série de passos que têm de ser dados.

Estes passos permitem construir todos os elementos (além do visual) que vão definir todo o site a construir, assim como a forma de comunicação da pessoa, para além do site!

Para o efeito, defini nesta checklist, tudo aquilo que temos que pensar e definir, antes sequer de começar a pensar na imagem, e também na fase seguinte em que vamos começar a montar o site propriamente dito, mas ainda antes de pensar na tecnologia.

Se preferires ver este conteúdo em vídeo, vê abaixo:

Uma das coisas que eu me apercebi quando comecei a trabalhar com clientes e a fazer os seus sites, é que as pessoas chegavam a mim e não tinham uma visão daquilo que seriam para o site. 

Não sabiam que tinham de construir uma série de conteúdos para o site, não sabiam que imagem queriam para o seu site, enfim, não sabiam tudo o que é preciso trabalhar para ter um site.

A maioria das pessoas começa logo a pensar no design e fica muito preocupada com a tecnologia, sem planear, e sem pensar em todos os elementos do site com estratégia. Então, o que é que realmente precisas para fazer um site?

11 passos para planear um site

Cria a tua visão (de vida, de negócio, e do teu site)

Quando estamos a falar do nosso site estamos a falar tipicamente de algo que vai servir a nossa área profissional, o nosso negócio, e de que forma queremos criar produtos ou serviços para disponibilizar às nossas pessoas. Então, o nosso site tem de estar ao serviço do nosso negócio.

Quando estamos a falar do nosso negócio, estamos a falar apenas de uma das áreas da nossa vida, e esse negócio tem de estar alinhado com a nossa visão para todas as outras áreas da nossa vida também.

Então, para poderes construir um site que realmente esteja alinhado com aquilo que tu precisas, sonhas e queres, esse site tem de ser o resumo da tua visão de vida, e de negócio!

Começa então por construir uma visão de vida a 10 anos, seja através de meditações como esta, ou journaling, ou qualquer outro processo que faça sentido para ti. Mas pára um pouco, reserva 15 minutos do teu dia, e escreve qual é a tua visão de vida, daqui a 10 anos.

Qual é o estilo de vida que queres? O que é que queres alcançar nas várias áreas da tua vida? Podes ler mais sobre a criação de visão para o teu site aqui.

Cria a tua missão de negócio

O nosso site deve também refletir a nossa missão como marca, pelo o próximo passo é definir a nossa missão pessoal, e a nossa missão como marca. Em marcas pessoais, é muito comum que estas missões se interliguem de alguma forma, mas podem não ser necessariamente iguais. Lê aqui mais sobre como definires a tua missão.

Define os teus valores

Os valores da marca deverão fazer parte da comunicação de alguma forma, e como tal também deves pensar neles antes de começar a construir o site.  Os valores pessoais e os valores da marca podem ser iguais, mas também poderão ter algumas diferenças, pelo que deves nesta fase pensar naquilo que é realmente importante para ti como pessoa, e como marca.

Define quem é o teu público-alvo

Construir um site para adultos executivos não é o mesmo que construir um site direcionado para crianças, certo? Então, o passo seguinte é definir quem é o teu público alvo, para que a comunicação seja o mais direcionada possível.  Lê aqui mais sobre público alvo.

Define quem é a tua persona ou avatar

Persona ou Avatar é uma pessoa fictícia que vais criar, que seja compatível com o público-alvo que definiste. É para essa pessoa que vais falar sempre criares algum conteúdo, e desta forma a comunicação para o teu público alvo vai ser cada vez mais personalizada. Sabemos que as pessoas compram a pessoas, não compram a marcas, e quanto mais se identificarem com a tua mensagem, com aquilo que tu tens para dizer, mais facilmente se identificam com aquilo que tens para lhes oferecer.

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Define qual é o teu Produto ou Serviço principal

Pensar no produto ou serviço principal antes de começar a pensar no site propriamente dito é importante, pois vais saber que é aquele produto ou serviço que faz realmente a diferença no teu negócio, e isso vai ter que se refletir em toda a organização do site. A nossa comunicação, a visão da nossa marca, o design, enfim, tudo aquilo que construíres para o teu site vai ter em conta que esse produto ou serviço que definires agora é o principal. Claro que isto pode mudar com o tempo! Ou podes ter mais do que um produto ou serviço principais… Mas para esta fase, pensa só em um.

Identifica alguns elementos de design

Pensa em alguns sentimentos que queres transmitir quando as pessoas têm contacto com a tua marca. Por exemplo: queres que seja uma marca divertida, colorida? Ou mais clássica e profissional? Pensa também nos valores de marca que já definiste atrás.

Com estas palavras em mente, identifica cores que transmitam essas emoções e esses valores, e podes também começar a pensar em tipos de letra que transmitam essas emoções e esses valores.

Define o objectivo do teu site

Qual é a ação que queres que as pessoas tenham quando chegam ao teu site em primeiro lugar? E depois dessa, quais são as acções secundárias que queres que aconteçam?

Seja comprar um produto que tenhas à venda, seja marcar uma sessão gratuita contigo, ler o teu blog, o importante é definir que acção é essa, pois a organização do site vai ter que refletir também esta decisão. Lê aqui mais sobre os objetivos de um site.

Definir que páginas criar no site

Todo design e toda a parte visual do site vai depender do número de páginas que queres criar, e de forma as vais organizar. É importante ter esta informação antes de escolher o tema (ou template) para o site, pois vais poder escolher o design que ficará melhor com o número de páginas que pretendes.

Definir o mapa do site

Vamos organizar toda a informação recolhida atrás e criar o mapa do site, e tentar colocarmo-nos no lugar duma pessoa que chega ao nosso site pela primeira vez. 

  • O mapa é claro? Consigo identificar exactamente aquilo que faço, e o que tenho à venda só de olhar para ele?
  • Os nomes dos menús são claros, e pequenos?

Para esta tarefa podes criar o teu mapa de site na ferramenta gratuita GlooMaps.

Escrever os conteúdos

Podes começar a escrever o conteúdo para o teu site ainda antes dele ser construído. Todas as páginas que definiste atrás já podem começar a ser esquematizadas e escritas, tais como:

  • Produtos / Serviços
  • Contactos
  • Sobre mim
  • e todas as outras que tiveres definido atrás.

Agora sim! Estás pronta para construir o teu site!

Conclusão

Para construir um site deves primeiro fazer um planeamento com algum método, não podes simplesmente começar a construir e pronto. Não podes simplesmente escolher um design e uma plataforma, e esperar que tudo encaixe de forma perfeita.

É importante pensar em todos estes passos, para que tudo encaixe de forma perfeita, e da forma como queres. Então, a minha sugestão é que antes de ires a correr procurar templates e definir a tecnologia do teu site, dediques algum tempo a este processo, pois é ele que via fazer realmente a diferença.

Um website de sucesso não se consegue com planeamentos “em cima do joelho”. São muitas peças que têm que ser montadas, em que a parte visual é apenas uma (e não é a mais importante).

Nesta checklist mostro-te quais os elementos em que tens que pensar, ainda antes de pensar na tecnologia e no design to teu site, e que vão definir o sucesso do teu site, e do teu negócio!

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