Muitas vezes a primeira coisa que alguém fala quando começa a falar de um website, é do seu design, das imagens que lá vai colocar, das cores, do seu aspecto. A sensação de sobrecarga é real, especialmente para quem não está habituado a trabalhar em design
Começar pelo fim é o fim do teu projecto
Não querendo desviar a atenção do assunto, a verdade é que não devemos começar pelo aspecto visual do site. Antes de saberes como o teu site vai ficar do ponto de vista visual, deves definir que conteúdos vais escrever, de que forma queres servir o teu público alvo, e que informação queres partilhar regularmente. Se não estiveres com muitas ideias, neste artigo dou-te algumas dicas sobre como encontrares ideias para escrever.
Agora que já tens o teu conteúdo sim, é que vamos começar a falar de design… e de imagens!
Uma imagem vale mais do que 1000 palavras
Há aquele velho ditado que nos diz que uma imagem vale mais do que 1000 palavras. E em parte é verdade, pois uma boa imagem pode chamar a atenção para a tua mensagem. No entanto, se essa imagem não estiver acompanhada de conteúdo relevante, não te vai servir de nada! (daí começarmos sempre pelo conteúdo, e só depois escolhemos a imagem! Muito raramente devemos fazer ao contrário)
Imagens em artigos
Quando estamos a falar de imagens para um artigo no teu blog, o mais importante é que a imagem tenha alguma coisa a ver com o conteúdo. Se estiveres a falar de gatos, arranja uma fotografia do teu gato, se estiveres a escrever uma receita, tira uma foto do prato feito e usa essa. A imagem deve mostrar, de alguma forma, o assunto principal do artigo, e ilustrá-lo.
Mas quero deixar-te uma palavra de aviso… A imagem é importante no sentido de chamar alguma atenção para o teu artigo, especialmente se o estiveres a partilhar nas redes sociais. No entanto, se o teu artigo não tiver valor, se não ajudar de alguma forma quem o lê, o teu cliente ideal, a imagem não vai servir de grande coisa.
Imagens para as redes sociais
Já para as redes sociais, as imagens ganham uma importância um pouco maior, pois estás a tentar chamar a atenção das pessoas que estão simplesmente a navegar no feed no seu telemóvel. Se a tua imagem não chamar a atenção de alguma forma, as pessoas não vão parar nela e não vão ler o teu post. Mas repara! Uma imagem para as redes sociais não é necessariamente uma fotografia! Pode ser uma frase, um infográfico, um diagrama… Mas mais uma vez, imagens chamam a atenção, mas é o teu conteúdo que prende as pessoas! Pensa nisso!
Conclusão
Uma imagem pode ajudar a que uma pessoa que encontre o teu feed de instagram ou o teu site numa listagem de pesquisa, pare, e leia o que tens para dizer. Nesse sentido temos que escolher imagens relevantes e que possam chamar a atenção. Mas no final, por muito bonitas que sejam as imagens e o design do teu site, se não tiver conteúdo relevante, as pessoas não vão lá voltar. Por isso, dá às imagens o valor que elas realmente têm, e não percas demasiado tempo com elas (apenas o suficiente).
Um website de sucesso não se consegue com planeamentos “em cima do joelho”. São muitas peças que têm que ser montadas, em que a parte visual é apenas uma (e não é a mais importante).
Nesta checklist mostro-te quais os elementos em que tens que pensar, ainda antes de pensar na tecnologia e no design to teu site, e que vão definir o sucesso do teu site, e do teu negócio!
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