Ter um site não basta para que as pessoas percebam aquilo que queres transmitir, e aquilo que tens para vender. Para que isso aconteça há algumas coisas que deves ter em conta quando criares o teu site, e neste artigo quero falar-te das 12 dicas principais para criar um site de sucesso!
Esta é a segunda parte desta lista, a primeira parte está publicada neste artigo.
Assegura-te que qualquer zona do teu site é acessível com até 3 cliques
As pessoas não têm paciência para andar à procura daquilo que precisam. É triste, mas é a realidade deste mundo louco e de gratificação fácil em que vivemos. Então, assegura-te que quando alguém “aterra” no teu site, em qualquer página, consegue chegar a qualquer outra zona do teu site com um máximo de 3 cliques.
Se isto não acontecer, podes ficar já com a certeza de que essas páginas mais “escondidas” vão ser muito pouco vistas (ou praticamente nada).
Cria conteúdo regularmente
Podes escrever num blog, podes criar vídeos no YouTube e depois publicar em artigos no teu site, podes criar um podcast e partilhá-lo regularmente também no teu site… Escolhe qual é o formato de conteúdo com o qual mais te identificas, mas publica!
Criar conteúdo regularmente tem dois objectivos principais:
- Ajuda os teus seguidores a perceber melhor o que tu fazes, em que acreditas, e o que sabes – Cria autoridade
- Avisa os motores de pesquisa que o teu site é atualizado frequentemente com conteúdo relevante
Tens aqui algumas dicas para ter ideias para mais conteúdo!
Constrói a tua Lista de Emails
Se o teu site é a tua casa online, a tua lista de emails é a tua sala de festa onde se reúnem todas as pessoas que mostraram interesse em estar mais perto de ti. Seja a tua lista de emails grande ou pequena, imagina todas essas pessoas dentro da tua sala, interessadas naquilo que tens para partilhar com elas…
Não há melhor forma de criar um grupo de pessoas interessadas nos teus produtos ou serviços, do que através duma lista de emails! Ao contrário daquilo que se possa pensar, o email não morreu, longe disso.
Nesta altura, podes ter a certeza de que 1% a 2% das pessoas da tua lista de emails são sempre compradores dos teus produtos ou serviços. Claro que este número pode aumentar consoante aquilo que partilhas, e o grau de proximidade que crias com a tua lista, mas pensa nisto!
Usa testemunhos ao longo do site
Perguntavam-me há dias o que era melhor: ter uma página com todos os testemunhos que alguma vez recebemos pelos nossos serviços, ou espalhar os testemunhos ao longo do site. A minha resposta foi: tinhas paciência de ler uma página cheia de testemunhos? Eu sei que não teria!
Aquilo que eu recomendo é teres sempre testemunhos nas páginas chave do teu site:
- Nas páginas de produtos ou serviços
- Nas páginas de portfólio, se tiveres
- Na homepage, um apanhado de alguns testemunhos (se forem carregados aleatoriamente melhor, para serem sempre diferentes)
Aqui a ideia é mostrares a tua prova social, a prova de que tens pessoas que já usufruíram dos teus produtos e serviços, e o que têm a dizer sobre o assunto. Pode fazer a diferença para uma pessoa que esteja indecisa sobre avançar para algo contigo.
Partilha para gerar tráfego
Crias o teu site com todo o carinho, escreves e publicas conteúdo regularmente e depois ninguém o lê? Isto pode ser muito frustrante certo? Podes otimizar o teu site para os motores de pesquisa, mas esse é um processo demorado, e podes também pagar anúncios para levar as pessoas para o teu site, mas esse é um processo que se pode tornar dispendioso.
Qual é a opção? Partilha tudo o que fazes! Cada nova página, cada evento, cada artigo, tudo pode e deve ser partilhado em todos os locais onde estás presente online:
- Nas redes sociais, podes colocar trechos do teu artigo com indicação para lerem o resto no site (no Instagram até já podes colocar links nas Stories!)
- No Facebook e no LinkedIn podes mesmo partilhar o link direto
- Cria imagens e publica os links no Pinterest
- Partilha também na tua lista de emails
Cada partilha que fazes vai gerar tráfego para o teu site, vai levar as pessoas a explorarem o que tens para lhes oferecer, e vai dizer aos motores de pesquisa que o teu site é um local onde as pessoas passam tempo.
Se usares as aplicações do Universo Meta, podes usar o Facebook Creator Studio para agendamento das publicações, de forma gratuita (dá para o Facebook e para o Instagram).
Pede ajuda sempre que precisares
Sozinha vais mais rápido mas juntos vamos mais longe. O ditado é antigo, mas sempre atual. Este processo de construção de site pode ser muito gratificante, mas também muito frustrante em vários pontos do processo.
Então, a minha última dica para ti é: Pede Ajuda Sempre Que Precisares (com maiúsculas para que vejas bem)! Quer seja a profissionais, quer seja àquela amiga que até percebe um pouco de sites, pede ajuda.
Podes fazer um exercício simples:
- Define qual é o teu valor/hora
- Faz uma estimativa de quantas horas vais precisar para resolver determinado assunto
- Pergunta a um profissional quanto custa esse serviço
Depois decides o que fazer! Se definires que o teu valor/hora é de 10€, por exemplo, e demorares 10 horas a executar determinada tarefa, vai-te custar 100€ do teu tempo. Se tiveres um profissional que te faz o mesmo por 60€, o que é que te vai sair mais barato?
Queres ler a primeira parte deste artigo? Clica aqui.
Um website de sucesso não se consegue com planeamentos “em cima do joelho”. São muitas peças que têm que ser montadas, em que a parte visual é apenas uma (e não é a mais importante).
Nesta checklist mostro-te quais os elementos em que tens que pensar, ainda antes de pensar na tecnologia e no design to teu site, e que vão definir o sucesso do teu site, e do teu negócio!
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