Ter um site não basta para que as pessoas percebam aquilo que queres transmitir, e aquilo que tens para vender. Para que isso aconteça há algumas coisas que deves ter em conta quando criares o teu site, e neste artigo quero falar-te das 12 dicas principais para criar um site de sucesso!
Esta é a primeira parte desta lista, podes ler a segunda parte aqui.
Cria um site profissional
Se estás a criar um projecto que não é um hobby, que é algo pelo qual queres ser levado a sério, e que desejas ser um sucesso, não faz sentido construíres todo o teu negócio em plataformas que não são tuas.
Já falei deste tema em mais detalhe noutra publicação, mas volto a dizer: as redes sociais não são tuas, nem os sites onde podes construir blogs gratuitos. Está tudo muito bem para o fim a que se destinam:
- Nas redes sociais constrói a conexão com as tuas pessoas
- Nas plataformas de blogs gratuitos, partilha fotos de férias com a família e com os amigos.
Se estás a sério no teu projecto, vais querer criar um site teu, com o teu nome de domínio num alojamento teu.
Usa fotografias de qualidade
Queres ter um site para o teu projecto, para o teu negócio, e não uma fonte de problemas legais, certo? Então, ir pesquisar fotos no Google e usá-las no teu site, não é opção! Para além de dar um aspecto muito pouco profissional, pode criar-te problemas reais no futuro.
Então o que usar?
- Usa fotografias tuas, de boa qualidade. Neste momento qualquer smartphone já consegue tirar fotografias de excelente qualidade;
- Usa fotografias tiradas por um profissional, para ti. Existem profissionais que se dedicam a tirar fotos para projectos de marca pessoal, procura um com o qual te identifiques e marca uma sessão fotográfica;
- Usa bancos de imagens, gratuitos ou pagos, com fotografias de qualidade e, acima de tudo, que te permitam usar no teu site e redes sociais.
É prática comum neste momento usar o Canva para quase tudo, mas não é a única opção. Neste artigo falo-te mais em pormenor sobre como encontrares imagens para o teu website.
Conhece o teu Cliente Ideal, e fala diretamente para ele
Se tens um projecto teu, sabes concerteza com que pessoas queres trabalhar, e quem são as pessoas que poderão beneficiar dos teus produtos e serviços.
- De que forma as podes ajudar?
- Como é que as suas vidas e os seus negócios podem melhorar?
- Que medos têm?
- Que sonhos?
- Que objectivos?
Então, cria o teu conteúdo, os teus artigos e páginas, as descrições dos teus produtos e serviços, tendo em conta essas pessoas.
Lê aqui mais um pouco sobre a definição de um público alvo.
Mostra de forma clara o que fazes
As pessoas julgam um site em menos de 50 milissegundos. Lê novamente.
Tens menos de 50 milissegundos para mostrar a quem te encontra online, que vale a pena ficar para conhecer melhor o teu site, e o teu projecto. Muitas pessoas nem se dão ao trabalho de passar da primeira zona visível do teu site para tomarem uma decisão de sair dali.
Então, queres mesmo gastar essa oportunidade numa imagem de capa gigante, sem qualquer informação acerca daquilo que o teu site tem para oferecer? A primeira secção visível do teu site tem de mostrar, sem sombra para dúvidas, quem és e o que é que ofereces às pessoas. Isto costuma chamar-se de “Posicionamento”, que não é, nada mais nada menos, que uma frase curta e simples de entender, em que identificas o teu cliente ideal, o teu serviço principal, e o resultado que ofereces.
Por exemplo, na homepage do meu site, a primeira coisa que podes ler é: “Criação e Manutenção de Sites em WordPress e Assistência Virtual Tecnológica para Empreendedoras”. Fácil de entender e objetivo. Diz o que faço, e para quem.
Depois acrescento mais um pouco daquilo que sei serem os principais medos da minha cliente ideal: “Acredito na construção de um Mundo mais focado no coração e na sustentabilidade! Ajudo-te a lidar com a tecnologia para que possas respirar fundo e dedicar-te ao que realmente interessa!”
A seguir apresento-me, e digo o meu posicionamento: “Olá! Chamo-me Ana Sofia Santana, e ajudo empreendedoras com propósito a construir um site que transforma visitantes em clientes, para que criem maior liberdade financeira e materializem a sua missão.”
E, no final desta primeira secção do meu site, crio logo um momento de chamada à acção: “Se és uma empreendedora com propósito, e estás com dificuldade em construir o teu site, e a conseguir transformar visitantes em clientes, eu posso ajudar -te!”
Podia ter ficado pela primeira frase em que digo o que faço e para quem, decidi ir um pouco mais além logo nesta primeira página, mas o importante a reter aqui é: Mostra de forma clara o que fazes! Senão, ninguém te vai entender, e vai depressa para outro lado.
Tem um objectivo claro (e visível)
Define claramente qual é a jornada que queres que o teu cliente ideal faça quando chega ao teu site. Este deve ser o primeiro passo que essa pessoa vai fazer, para se tornar tua cliente. Para isto, tens de ter bem claro na tua cabeça, que passo é esse, e de que forma vais guiar essa pessoa na sua jornada de cliente dentro da tua escada de produtos e serviços.
- Queres que leia o teu blog?
- Queres que marque uma reunião contigo?
- Queres que te envie uma mensagem num formulário?
- Queres que compre um produto na tua loja?
- Queres que se inscreva na tua newsletter?
Quando souberes qual é o teu objectivo principal, tornar esse objectivo bem visível no teu site é o próximo passo!
- Se queres que a pessoa leia o teu blog, os artigos devem estar em destaque na homepage.
- Se queres que marque uma reunião, o botão de marcação deve estar destacado ao longo do site, fácil de clicar e marcar a reunião.
E assim por diante! Podes ler mais um pouco sobre este assunto aqui.
Eu compreendo. Queres dar nomes sonantes aos teus serviços, e mostrar criatividade na hora de criar um programa teu. Mas não inventes quando criares os menús do teu site.
Se o teu serviço de aulas de yoga se chama “O Renascer do Ser Interno” (hipoteticamente), não escrevas isso no menu, por favor! No menu deve dizer “Aulas de Yoga”! Depois, na página respectiva, podes lançar fogo à criatividade e dares os nomes mais mirabolantes que quiseres para os teus produtos e serviços.
Porque quando a pessoa chega ao teu site e for ver o menu, não te conhece de lado nenhum. Se a pessoa quiser aulas de Yoga, vai clicar no botão que diz “Aulas de Yoga”, e não num botão com nomes mirabolantes!
Não te esqueças que os menus são também lidos pelos motores de pesquisa, como o Google, Yahoo, Bing e afins. E os motores de pesquisa não entendem a criatividade. Entendem objectividade, e mostram as tuas páginas, se eles acharem que as tuas páginas respondem às perguntas que as pessoas andam a fazer.
Lê aqui mais um pouco sobre como definir o que criar num site.
No próximo artigo irei dar-te as restantes dicas! Podes ler a segunda parte aqui.
Um website de sucesso não se consegue com planeamentos “em cima do joelho”. São muitas peças que têm que ser montadas, em que a parte visual é apenas uma (e não é a mais importante).
Nesta checklist mostro-te quais os elementos em que tens que pensar, ainda antes de pensar na tecnologia e no design to teu site, e que vão definir o sucesso do teu site, e do teu negócio!
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