Descobre as 3 formas de automação de email marketing que todas as empresas devem ter implementadas nos seus negócios online.
Porquê o Email Marketing?
O Email Marketing é uma ferramenta muito poderosa para empresas e para empreendedores, de empresas de todas as dimensões para criar conexões com os clientes, através de texto, através de partilhas de vários conteúdos, para impulsionar as nossas vendas.
Para chegar às nossas pessoas, vamos nos basear em vários fatores, criando uma conexão completamente diferente do que se estivermos presentes apenas nas redes sociais. Entramos na casa das nossas pessoas, através da sua caixa de correio.
Da minha parte, levo o Email Marketing muito a sério e é um privilégio sempre que escrevo uma mensagem para os meus subscritores, feito com muito prazer e gosto.
Como utilizar o Email Marketing de forma estratégica?
Utilizando o Email Marketing de forma estratégica, vamos poupar muito esforço do dia-a-dia, melhorando as nossas estratégias de marketing. Vamos mostrar os nossos produtos e serviços e de que forma as podemos ajudar através destes, de que forma vamos transformar as suas vidas, campanha a seguir a campanha de Email Marketing.
Apesar do email marketing ser uma ferramenta poderosa como referi atrás, pode ser demorado e difícil gerir manualmente uma lista de emails. É aqui que entram os processos de automação de email marketing.
A automação de email marketing permite às empresas criar campanhas em que enviam automaticamente mensagens de email aos seus subscritores com base em determinados factores. Isto pode poupar muito tempo e esforço às empresas, e também pode ajudá-las a melhorar a eficácia das suas campanhas de marketing por email.
3 formas de automação de email marketing que todas as empresas devem ter implementadas nos seus negócios online
Entrega automática de ofertas gratuitas
Hoje em dia é muito difícil “convencer” uma pessoa a assinar uma Newsletter apenas com a promessa de informações regulares sobre o seu negócio. As pessoas vivem inundadas de mensagens diárias que lhe tomam tempo, e por isso, terá de existir um bom motivo para que subscrevam uma Newsletter.
Oferecer ofertas gratuitas é uma ótima maneira de atrair novos subscritores e incentivar a participação. Podes criar uma automação que envie uma oferta gratuita aos novos subscritores assim que eles se inscreverem na tua lista, ou ter landing pages específicas para cada oferta gratuita.
É expectável que a tua oferta esteja diretamente relacionada com algum dos teus produtos ou serviços, para depois ser fácil fazer a conexão do que foi oferecido gratuitamente à tua oferta paga.
Trata-se de uma ótima maneira de atrair subscritores para o nosso Email Marketing, incentivando, ao mesmo tempo, a sua participação no nosso mundo.
Automatização de uma Sequência de boas vindas
Uma sequência de boas vindas automática é uma série de emails que são enviados aos novos subscritores para apresentar a tua marca e os teus produtos ou serviços. Esta sequência pode ajudar a construir relacionamentos com os subscritores e aumentar as hipóteses deles se tornarem clientes.
Aqui vais ter a tua oportunidade de te apresentar, mostrar a forma como pensas, como vives o teu negócio, a tua missão, os teus valores. Vai-te permitir também, mostrar a forma como podes transformar a vida daquela pessoas através dos teus produtos ou serviços.
Limpeza automática da lista de emails
Parece contra intuitivo, se estás a recolher emails para aumentar a tua lista, porque vais retirar outros Emails? Então, se tens emails de pessoas que:
- Já não abrem os teus emails, ou
- Os classificaram como SPAM, ou
- Nem sequer os recebem porque os emails já não existem, ou
- As caixas de correio estão cheias há meses
Uma lista de emails limpa é uma lista que contém apenas endereços de emails válidos, e de pessoas que se interessam realmente por aquilo que tens para partilhar. Isto é importante porque endereços de emails inválidos podem diminuir a entregabilidade dos emails e prejudicar a tua reputação como remetente. E ter pessoas que não interagem com os teus emails, pode diminuir a taxa de abertura dos teus emails, e enviar sinais para a internet de que a tua newsletter não é relevante para as tuas pessoas!
Também é importante perceber que esses sistemas de Email Marketing, a partir de um certo número de subscritores passam a ser pagos, e por isso, quantos mais subscritores inativos tiveres na tua lista, maior será o valor que terás que pagar à empresa onde geres as tuas campanhas de email marketing
Esta é a importância de manter uma lista de Email atualizada e podes fazê-la, por exemplo, uma vez a cada trimestre. Podes criar uma automação de email marketing que apague endereços de emails inválidos, ou de pessoas que não interagem com os teus emails, regularmente.
Algumas dicas adicionais, que são muito importantes para um negócio online
Cria sempre campanhas personalizadas
Utiliza os dados dos teus subscritores para criar campanhas personalizadas que sejam relevantes para eles. As pessoas ligam-se a pessoas e ao falares com os teus subscritores de forma personalizada, vais favorecer a criação de uma conexão contigo.
Como criar campanhas de email marketing personalizadas?
- Colocando as pessoas em grupos, segmentos, etiquetas, entre outros;
- Colocando dados pessoais do subscritor nos emails
Cria grupos, segmentos, etiquetas, entre outros, aquilo que a tua plataforma de email marketing permitir
Quando a pessoa subscrever um determinado serviço ou produto, essa pessoa vai entrar num grupo, segmento, ou etiqueta diferente.
Assim vais enviar uma automação de email marketing, com ofertas, informações ou apenas de conexão, específica para essa pessoa, com conteúdos que só a ela interessa.
Quanto mais relevantes estes emais forem, maior a probabilidade de serem abertos, lidos e com pessoas a clicarem nos nossos links, e assim conseguirmos aumentar todas as métricas importantes.
Cria emails utilizando dados pessoais do subscritor
Quando colocas dados pessoas nos teus emails, como o nome da pessoa ou outra informação que tenhas na tua base de dados, maior a conexão que crias pois a pessoa vai perceber que escreveste aquele email diretamente para ela.
Se fores como eu a escrever emails, é mesmo isso que acontece, pois quando escrevo penso as pessoas que vão receber o email e imagino-as sentadas à minha frente enquanto escrevo!
Testa e otimiza as tuas campanhas
Monitoriza o desempenho das tuas campanhas e faz testes A/B para identificar os melhores títulos, chamadas para ação e conteúdo. Existem plataformas de email marketing que te permitem testar que tipo de assuntos e textos das campanhas terão uma maior taxa de abertura.
Como funcionam os testes A/B?
Imagina que queres enviar um email à tua lista, mas não sabes que título irá gerar uma maior taxa de abertura de email. Ao criares a campanha, cria um teste A/B para o título (a forma de criar isto será diferente de uma plataforma de email marketing para outra).
Este email será enviado a uma porção da tua lista de emails, metade dessa porção com o teste 1, e a outra metade utilizando o teste 2. Passado uma hora, sensivelmente, o teste que teve mais taxa de abertura “ganha”, e o email com esse título é enviado para os restantes emails. (este é apenas um exemplo do que se pode fazer com testes A/B)
Quando fazes este tipo de testes com alguma regularidade, vais perceber quais são os assuntos com maior relevância para a tua audiência, percebendo assim quais são os gatilhos que fazem a tua audiência abrir as mensagens.
Utiliza um software de email marketing
Um software de email marketing é fundamental para criar, gerir e automatizar as campanhas de email. A plataforma de email marketing que uso neste momento é o Mailerlite.
Uma plataforma ou software dedicada vai-te ajudar a que cada automação de email marketing que crias segue uma sequência lógica, que és tu que crias, e chega às pessoas na altura certa.
Nunca, por favor, utilizes o teu email pessoal ou o google para enviar campanhas de email marketing! Não só não vai ser profissional, como irás perder todas as funcionalidades e métricas que uma plataforma ou software dedicado te permitem ter.
Curso Email Marketing na Hora
No curso Email Marketing na Hora explico-te todos estes automatismos ao pormenor, e ainda te ensino a criar e a configurar uma plataforma de Email Marketing de raiz.
Neste momento está tudo disponível para utilização do Mailerlite, mas, brevemente irá ficar disponível também para a plataforma do E-Goi.
O Curso Email Marketing na Hora permite-te criar um sistema, uma plataforma de Email Marketing em tempo record e, acima de tudo, respirares fundo, enquanto que a tua audiência terá a tua oferta gratuita entregue de forma automática, e enquanto te dás a conhecer sem precisares de fazer mais nada!
Ao mesmo tempo que:
- Crias uma lista de potenciais clientes;
- Crias mais impacto;
- Entregas mais conhecimento;
- E acabas por fazer mais dinheiro.
Para saberes mais informações clica aqui: Curso Email Marketing na Hora
Conclusão
Criar uma automação de email marketing para o teu negócio online é crucial para poderes começar a automatizar processos, que não só te vão poupar tempo no futuro, como potenciar a conexão com os teus potenciais clientes e, no limite, aumentar as vendas do teu negócio.
Pode parecer um trabalho sem retorno imediato, mas nos negócios online isso acontece, arrisco-me a dizer, sempre! Nada tem retorno imediato, e tudo é sujeito a testes, análise de resultados, e otimização futura.
É impossível otimizar aquilo que não existe, e por isso, antes de saberes que resultados podes ter, tens de construir aquilo que pensas que te pode gerar esses resultados. E só depois analisar e otimizar!
Então, o que estás à espera para potenciar o teu negócio? Cria uma automação de email marketing de cada vez, aos poucos vais ver que vais construir algo digno de orgulho (e resultados!)
Vamos a isso?